Gerência de
Apoio Técnico à Divisão Administrativa e Territorial
GDAT


Brasão do Estado de São Paulo gravado
em marco de concreto.

A Gerência de Apoio Técnico à Divisão Administrativa e Territorial (GDAT) é a única área, no Estado, com atribuição para responder pelo Quadro Territorial – Administrativo.

A GDAT atende diretamente às Prefeituras Municipais em todas as questões relativas às divisas do município. Esse atendimento se dá a partir da oficialização do território municipal por meio do mapa do município, da demarcação, da definição de divisas em mapeamentos, do fornecimento de certidão de jurisdição territorial, entre outros.

Atende solicitações das Prefeituras e Câmaras Municipais, referentes a definições e alterações de território de Distrito Administrativo Além disso, a GDAT tem uma demanda específica da Assembléia Legislativa do Estado, pois é a área responsável pela verificação do atendimento aos requisitos previstos em lei para alterações do Quadro Territorial – Administrativo, quais sejam: criação de municípios, desmembramento de áreas municipais e descrição das divisas intermunicipais a serem publicadas em lei.

A GDAT também atende ás demandas das demais Secretarias de Estado, de órgãos federais, de empresas públicas e fundações, de instituições de pesquisa e ensino, de pessoas jurídicas e de pessoas físicas.

Gerência de Cartografia
GCART


Mapa Índice dos Projetos de Mapeamento 1:10.000

A Gerência de Cartografia (GCART) responsabiliza-se pela execução das atividades relacionadas à Cartografia Oficial do Estado de São Paulo.

Este trabalho abrange as etapas de planejamento, execução e distribuição de produtos cartográficos, envolvendo o levantamento e articulação das necessidades do governo por informações georreferenciadas; a elaboração de especificações técnicas; o acompanhamento dos processos produtivos; a revisão e a validação do produto final e a divulgação e publicação dos mapas, inclusive no formato digital.

Dentre os principais trabalhos executados na Gerência, destacam-se o Mapa da Divisão Municipal do Estado de São Paulo, o Mapeamento Topográfico na escala 1:10 000 e o imageamento do território através de fotografias aéreas e imagens de satélite.

A GCART também fornece apoio ao usuário, através do esclarecimento de questões de âmbito cartográfico e de informações detalhadas sobre os produtos distribuídos pelo Instituto. Atende também às demandas dos órgãos públicos por sistemas de geoprocessamento e a cessão de bases cartográficas adquiridas em regime de compartilhamento.

Gerência de
Geografia


Capa do estudo intitulado
Expressão Regional - Adamantina

A Gerência de Geografia tem a atribuição de definir critérios metodológicos para estudo do espaço geográfico e propor a política geográfica da Administração Estadual.

A Gerência também pesquisa e estuda a regionalização do Estado, as bacias hidrográficas, as condições e os fenômenos climáticos distribuídos espacialmente e sua hierarquia e aspectos locais refletidos no clima urbano. Também é estudada a biogeografia, procedendo à diagnose da paisagem. No campo da Geografia Humana, esta Gerência deve pesquisar e estudar a população e o povoamento, a urbanização e os processos integrantes, as atividades econômicas e suas implicações espaciais e o espaço rural e suas transformações.

Já no campo da Geografia Regional, tem sob sua responsabilidade pesquisar e estudar os espaços regionais como unidades de planejamento.

IGCSP - Av. Prof. Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo - SP - CEP 05508-000