Missão

A missão do Instituto consiste em promover o conhecimento do território paulista através da produção cartográfica de detalhe e precisão, e dos estudos geográficos relacionados à Divisão Administrativa e Territorial do Estado de São Paulo.

Histórico


O Instituto Geográfico e Cartográfico é uma instituição que integra o quadro de Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo. Suas atividades técnico-científicas caracterizam-se pela produção e aplicação de conhecimento geográfico na solução de problemas relativos à Divisão Administrativa e Territorial e na edição de produtos cartográficos de alta precisão.

Criado em 1979, o IGC recebeu as suas atuais atribuições legais ao suceder o antigo Instituto Geográfico Geológico (1938-1975) e, antes deste, a Comissão Geográfica e Geológica (1886-1931). Ambos executaram atividades similares às do IGC, com a adição de pesquisas, trabalhos de campo e análise nas áreas de Geologia, Geodésia e Meteorologia entre outras.

Quanto ao IGG, pode-se destacar sua atividade em coordenação com os órgãos federais de Cartografia e Geografia (notadamente o IBGE) e a edição das cartas topográficas na escala 1:50 000. A ele também competia realizar pesquisas e autorizar lavras minerais no Estado de São Paulo. Adicionalmente, o IGG foi responsável pelo grande trabalho de registrar, pela primeira vez de modo sistemático, todas as divisas e limites municipais e estaduais sobre uma base cartográfica levantada de modo rigoroso e preciso.

Por sua vez, a CGG, órgão criado ainda à época da Província de São Paulo, tornou-se referência na administração pública paulista como marco inicial da atividade científica oficial, lançando as raízes da atuação de mais de uma dezena de Institutos de Pesquisa atualmente existentes. A Comissão, inicialmente organizada em torno de cientistas estrangeiros, tornou-se abrigo de vários destacados técnicos nacionais de renome em suas respectivas áreas, tais como Theodoro Fernandes Sampaio, João Pedro Cardoso, Valdemar Lefèvre, Luíz Fructuoso da Costa e Luiz Francisco Gonzaga de Campos. As explorações dos principais rios da Província, o levantamento topográfico na escala 1:100 000, o registro fotográfico das viagens e trabalhos de campo, o registro dos dados meteorológicos e climatológicos, os inventários botânicos, entre outros legados da CGG, estão revestidos de caráter pioneiro e consolidados como patrimônio científico e cultural do povo paulista e brasileiro.

O Instituto Geográfico e Cartográfico dá continuidade a esta preciosa tradição de pesquisa e trabalho científico, aliando a ela uma mentalidade sempre inovadora e um esforço sistemático na atualização de seus conhecimentos e métodos, subsidiando o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo.

Conheça os outros Institutos de Pesquisa e Ensino originários da Comissão Geográfica e Geológica:

IGCSP - Av. Prof. Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo - SP - CEP 05508-000